Os indicados ao Globo de Ouro 2017

LLL d 29 _5194.NEF

Com sete indicações, o musical La La Land concorre em oito categorias do Globo de Ouro. Dirigido por Damien Chazelle, o filme estreia dia 19 de janeiro de 2017 nos cinemas brasileiros.

Após ter dominado as vitórias do Critics’ Choice Awards na noite do último domingo (11), o musical La La Land: Cantando Estações, de Damien Chazelle (Whiplash: Em Busca da Perfeição), teve uma manhã de glória ao liderar a lista de indicados do Globo de Ouro 2017 na manhã de hoje (12). Com sete indicações, o filme estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling é seguido pelos dramas Moonlight Manchester à Beira-Mar, com seis e cinco indicações respectivamente. Assinado pelo estilista Tom Ford (Direito de Amar), Animais Noturnos surgiu como uma relativa surpresa, principalmente se considerarmos as menções em direção, roteiro e ator coadjuvante (Aaron Taylor-Johnson tomando para si a vaga que supostamente era de Michael Shannon por esse filme). Estranhamente, o longa não foi lembrado na categoria de melhor filme, e não há lógica nisso se percebermos que Animais Noturnos foi lembrado em categorias cruciais da lista.

Pelo menos quatro longas perdem a força na temporada de premiações com a lista do Globo de Ouro: A Chegada, que ontem ganhou o Critics’ Choice de melhor roteiro adaptado e aqui não foi finalista na categoria (e nem em direção ou filme, como esperado); Um Limite Entre Nós, que precisou se contentar com as indicações de interpretação para Denzel Washington e Viola Davis quando o primeiro também era favorito para conquistar uma indicação também como melhor diretor; Jackie, que só ganhou lembrança para o desempenho de Natalie Portman (o que certamente já enfraquece a tese de que ela vencerá um segundo Oscar); e Silence, aguardado longa de Martin Scorsese que chegou a ser exibido aos votantes mas não entrou em uma categoria sequer. Surpresa na lista, Florence: Quem é Essa Mulher? não apenas estragou o bolão de todo mundo com a indicação de ator coadjuvante para Simon Helberg como se tornou o filme com mais indicações nas categorias de interpretação (Meryl Streep e Hugh Grant também são finalistas pelo longa de Stephen Frears).

Mesmo com Aquarius de fora (sério mesmo que não havia um espaço para o Brasil em uma seleção de filmes estrangeiros que conta com três produções da França?) e com a jornada aparentemente irrefreável de La La Land rumo ao Oscar, ainda há de se esperar algumas surpresas do Globo de Ouro, que não poupou algumas delas já nessa sua primeira etapa. A cerimônia de premiação acontece no dia 8 de janeiro de 2017, homenageando Meryl Streep pelo conjunto de sua obra com o troféu Cecil B. DeMille. Confira abaixo a lista de indicados na categoria de cinema: 

MELHOR FILME DRAMA
Até o Último Homem
Lion
Manchester à Beira-Mar
Moonlight
A Qualquer Custo

MELHOR FILME COMÉDIA/MUSICAL
20th Century Women
Deadpool
Florence: Quem é Essa Mulher?
La La Land: Cantando Estações

Sing Street

MELHOR ATRIZ DRAMA
Amy Adams (A Chegada)
Isabelle Huppert (Elle)
Jessica Chastain (Miss Sloane)
Natalie Portman (Jackie)
Ruth Negga (Loving)

MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL
Annette Bening (20th Century Women)
Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)
Hailee Steinfeld (The Edge of Seventeen)
Lily Collins (Rules Don’t Apply)
Meryl Streep (Florence: Quem é Essa Mulher?)

MELHOR ATOR DRAMA
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
Joel Edgerton (Loving)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)

MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL
Colin Farrell (O Lagosta)
Hugh Grant (Florence: Quem é Essa Mulher?)
Jonah Hill (Cães de Guerra)
Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações)
Ryan Reynolds (Deadpool)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar)
Naomie Harris (Moonlight)
Nicole Kidman (Lion)
Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Aaron Taylor-Johnson (Animais Noturnos)
Dev Patel (Lion)
Jeff Bridges (A Qualquer Custo)
Mahershala Ali (Moonlight)
Simon Helberg (Florence: Quem é Essa Mulher?)

MELHOR DIREÇÃO
Barry Jenkins (Moonlight)
Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)
Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar)
Mel Gibson (Até o Último Homem)
Tom Ford (Animais Noturnos)

MELHOR ROTEIRO
Animais Noturnos
La La Land: Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar

Moonlight
A Qualquer Custo

MELHOR ANIMAÇÃO
Kubo e as Cordas Mágicas
Moana: Um Mar de Aventuras
My Life as a Zucchini
Sing: Quem Canta Seus Males Espanta
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“City of Stars” (La La Land: Cantando Estações)
“Can’t Stop the Feeling” (Trolls)
“Faith” (Sing: Quem Canta Seus Males Espanta)
“Gold” (Gold)
“How Far I’ll Go” (Moana: Um Mar de Aventuras)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
O Apartamento (Irã)
Divines (França)
Elle (França)
Neruda (Chile)
Toni Erdmann (Alemanha)

MELHOR TRILHA SONORA
A Chegada
Estrelas Além do Tempo
La La Land: Cantando Estações
Lion
Moonlight

4 comentários em “Os indicados ao Globo de Ouro 2017

  1. O Globo de Ouro faz algumas escolhas bizarras, mas creio que há muita coisa legal na premiação principalmente no quesito séries ( mesmo com o costumo de descartar boa parte no ano seguinte). Vejo as outras premiações, Critics’ Choice Awards inclusive ( o que é aquilo de ter Melhor atriz em comédia e não ter em Drama? ) com problemas um pouco mais sérios.

    Sobre o segundo Oscar para Natalie é uma situação complicada. Ao meu ver, o único cenário para este Oscar ser merecido é a atuação dela ser incontestavelmente a melhor do ano. Qualquer outra situação levará a inúmeros questionamentos, sendo o principal deles: até quando a academia vai ter este fetiche bobo por atores interpretando pessoas reais? Pesa ainda o fato de que, geralmente, um segundo Oscar é honraria destinada aos realmente grandes. Apesar de Boa e carreira longa, Natalie não tem currículo suficiente para isso. Embora muitos discordem, lanço o desafio para montarem um Top 10 ( sem forçar a barra) de Portman apenas com ótimos desempenhos. Não dá. Pelo menos por enquanto!

    • Bruno, as únicas duas coisas que realmente me surpreenderam na lista foram as indicações para Simon Helberg e Aaron Taylor-Johnson. De resto, não vi essa bizarrice toda que o povo aponta – e às vezes tenho a impressão de que gostam de ficar implicando com o prêmio, que já foi infinitamente pior do que é hoje. Quanto à Natalie, sei que estamos juntos nessa: espero que “Jackie” realmente me prove o contrário, mas o que me parece é que esse pessoal não se segura quando tem um papel de biografia. Afinal, também não acho que Natalie tenha esse estofo todo para ganhar uma segunda estatueta. Por enquanto, por exclusão, acredito que o prêmio vá para Emma Stone (isso se não acontecer o milagre dos votantes transferirem Viola Davis para protagonista).

  2. Só uma correção no seu texto: O filme com 6 indicações é “Moonlight”, seguido por “Manchester à Beira-Mar”, lembrado em 5 categorias. “Animais Noturnos” só teve 3 indicações. Algo semelhante aconteceu no “Globo de Ouro” em 2014, “Garota Exemplar” foi indicado em 4 categorias (incluindo melhor direção e roteiro), mas ficou de fora em melhor filme.

    E Mel Gibson indicado a melhor diretor? Que amor todo é esse? Hahaha…

    Parece que você está com uma birra enorme de um possível segundo Oscar para a Natalie Portman, né? Hahaha…

    • Hugo, arrumei o post assim que vi seu comentário! Obrigado! Pois acho que o amor todo pelo filme do Mel Gibson deve ficar apenas no Globo de Ouro hehe Já quanto ao segundo Oscar da Natalie Portman, não é birra, mas sim total falta de crença de que realmente possa acontecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: