Os indicados ao Oscar 2017

oscarnom17Emma Stone e Ryan Gosling, essa dupla aí à esquerda, acaba de entrar para a história do Oscar. Ambos são os protagonistas de La La Land: Cantando Estações, que recebeu hoje 14 indicações ao Oscar e agora faz parte do grupo seleto de filmes que alcançaram esse recorde absoluto (apenas A Malvada Titanic contabilizaram esse número anteiormente). Parece que não há mesmo como parar o musical de Chazelle, lembrando aquele Oscar em que O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei levou praticamente todos os prêmios em que concorria. Mas existem outras coisas a serem notadas na lista divulgada hoje pela Academia. E a mais importante delas, claro, é que estamos diante do Oscar mais diverso de todos os tempos. O Oscar So White de 2016 surtiu efeito: Pela primeira vez na História há atores negros concorrendo nas quatro categorias de atuação e filmes como Estrelas Além do Tempo, Um Limite Entre NósLovingMoonlight: Sob a Luz do Luar figuram nas categorias principais da seleção. Também há Isabelle Huppert, uma francesa que, dirigida por um holandês, estrela uma história cuja história se desenvolve a partir de uma cena de estupro. Tem mesmo filme para todo mundo no Oscar 2017 e a maior unidade deles é clara: praticamente todos contam histórias muito identificáveis, sobre pessoas como eu e você que sonham, sofrem, amam. As situações extraordinárias parecem ter ficado de lado este ano. E talvez por isso a lista esteja tão interessante.

As surpresas foram poucas, considerando os bons títulos e as categorias já consolidadas. O que pode – e deve – ser considerado negativo é a exclusão de Amy Adams por A Chegada. Ao contrário do que se pode pensar, quem “roubou” sua vaga foi Ruth Negga, por Loving, e não Meryl Streep, que era uma certeza por Florence: Quem é Essa Mulher?. Por falar no filme de Stephen Frears, aconteceu o que previmos: Hugh Grant repetiu o efeito Daniel Brühl por Rush. A Academia não comprou a fraude de um protagonista masculino concorrendo como coadjuvante, deixando o britânico de fora. Com Mel Gibson perdoado (o que não chega a ser um choque, já que Até o Último Homem vinha fazendo uma ótima carreira nas premiações), o Oscar surpreendeu mesmo em lucidez ao incluir Michael Shannon por Animais Noturnos. A correção é importante: é ele o grande coadjuvante do filme de Tom Ford e não Aaron Taylor-Johnson. Enquanto isso, nas categorias técnicas, são imperdoáveis as lembranças para Passageiros (melhor trilha sonora e design de produção) e Esquadrão Suicida (maquiagem e penteados). Os dois filmes são tão ruins que não merecem indicação a qualquer coisa. A cerimônia do Oscar acontece no dia 26 de fevereiro. Confira abaixo a lista completa de indicados:

MELHOR FILME
A Chegada
Até o Último Homem
Estrelas Além do Tempo
Um Limite Entre Nós

Lion: Uma Jornada Para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
A Qualquer Custo
La La Land: Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar

MELHOR DIREÇÃO
Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)
Dennis Villeneuve (A Chegada)
Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar)
Mel Gibson (Até o Último Homem)

MELHOR ATRIZ
Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)
Isabelle Huppert (Elle)
Meryl Streep (Florence: Quem é Essa Mulher?)
Natalie Portman (Jackie)
Ruth Negga (Loving)

MELHOR ATOR
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Dev Patel (Lion: Uma Jornada Para Casa)
Jeff Bridges (Até o Último Homem)
Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar)
Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Michael Shannon (Animais Noturnos)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar)
Naomie Haris (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Nicole Kidman (Lion: Uma Jornada Para Casa)
Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
20th Century Women
O Lagosta
La La Land: Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar
A Qualquer Custo

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Chegada
Estrelas Além do Tempo
Um Limite Entre Nós

Lion: Uma Jornada Para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar

MELHOR ANIMAÇÃO
Kubo e as Cordas Mágicas
Moana: Um Mar de Aventuras
Minha Vida de Abobrinha
The Red Turtle
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Land of Mine (Dinamarca)
A Man Called Ove (Suécia)
The Salesman (Irã)
Tanna (Austrália)
Toni Erdmann (Alemanha)

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Audition (The Fools Who Dream)” (La La Land: Cantando Estações)
“Can’t Stop the Feeling” (Trolls)
“City of Stars” (La La Land: Cantando Estações)
“How Far I’ll Go” (Moana: Um Mar de Aventuras)
“The Empty Chair” (Jim: The James Foley Story)

MELHOR FOTOGRAFIA
A Chegada
La La Land: Cantando Estações
Lion: Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Silêncio

MELHOR FIGURINO
Aliados
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie
La La Land: Cantanto Estações

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS
Esquadrão Suicida
A Man Called Ove
Star Trek: Sem Fronteiras

MELHOR MIXAGEM DE SOM
A Chegada
Até o Último Homem
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
La La Land: Cantando Estações
Sully: O Herói do Rio Hudson

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
A Chegada
Até o Último Homem
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
La La Land: Cantando Estações
Sully: O Herói do Rio Hudson

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Doutor Estranho
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Kubo e as Cordas Mágicas
Mogli

Rogue One: Uma História Star Wars

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
A Chegada
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Ave César!
La La Land: Cantando Estações
Passageiros

MELHOR MONTAGEM
A Chegada
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
La La Land: Cantando Estações
Moonlight: Sob a Luz do Luar

MELHOR TRILHA SONORA
Jackie
La La Land: Cantando Estações
Lion: Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Passageiros

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
13th
I Am Not Your Negro
Fogo no Mar
Life, Animated
O.J.: Made in America

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
4.1 Miles
Extremis
Joe’s Violin
Watani: My Homeland
The White Helmets

MELHOR CURTA-METRAGEM
Ennemis Intérieurs
La Femme et le TGV
Silent Nights
Sing
Timecode

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Blind Vaysha
Borrewed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Piper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: