Os vencedores do Screen Actors Guild Awards 2017

hfiguresguilds

Otimismo (além de diversidade, claro) é a palavra de ordem da temporada de premiações em 2017: com La La Land fora da disputa, Screen Actors Guild Awards premia o espirituoso Estrelas Além do Tempo na categoria de melhor elenco.

Se você estava cansado do marasmo de emoções dessa temporada de premiações, o Screen Actors Guild Awards veio para mexer um pouco com os nossos ânimos. Isso não se refere à vitória de Estrelas Além do Tempo (que, na realidade, vem apenas para enfraquecer Moonlight e engrandecer La La Land, provando que a temporada quer premiar histórias que prezam pelo otimismo), mas pela virada decisiva de Emma Stone como favorita ao Oscar de melhor atriz com o musical de Damien Chazelle. Há muito comentamos aqui no blog que um segundo Oscar para Natalie Portman seria improvável (atrizes sempre precisam provar mais competência do que atores – em carreira, papeis e desempenhos – para ganhar um prêmio novamente, o que não é o caso de Natalie, que, desde Cisne Negro, só vem fazendo coisas como Thor Sexo Sem Compromisso), e o SAG assinou embaixo: Emma Stone, estrela em ascensão da vez no filme mais querido da temporada, pode mesmo quebrar o jejum de 43 anos do Oscar sem premiar uma atriz principal de musical (a última foi Liza Minelli, por Cabaret).

Também é importante observar a vitória de Denzel Washington. O ator está mesmo ótimo em Um Limite Entre Nós e não tinha um SAG em casa até então. À parte a dívida, Denzel tinha como principal concorrente Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar), que vem encarado problemas com as acusações de assédio sexual que a grande imprensa insiste em não dar muita bola. É certo que, desde o ano passado, a premiação tem sido pioneira em abraçar como ninguém a diversidade, mas um possível terceiro Oscar para Denzel vai ao encontro do que já dissemos: é sempre mais fácil um homem ser celebrado novamente do que uma mulher. Daniel Day-Lewis, que nem tem carreira tão constante assim, que o diga! E, como o Oscar está sedento para apagar a sua fama de racista, não seria surpresa alguma ver o ator levando uma nova – e merecida – estatueta por seu desempenho. Ele e Affleck, cada um a sua maneira, são excelentes em seus respectivos filmes. O que vai pesar aqui é a influência de fatores exteriores. Mas, afinal, não é quase sempre assim quando o assunto é premiações de cinema? Confira abaixo a lista de vencedores:

MELHOR ELENCOEstrelas Além do Tempo
MELHOR ATRIZ: Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)

MELHOR ATOR: Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
MELHOR ELENCO EM SÉRIE DE DRAMA: Stranger Things
MELHOR ELENCO EM SÉRIE DE COMÉDIAOrange is the New Black
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA: Claire Foy (The Crown)
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA: John Lithgow (The Crown)
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA: Julia Louis-Dreyfus (Veep)
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA: William H. Macy (Shameless)
MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Sarah Paulson (The People v. O.J. Simpson: American Crime Story)
MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Bryan Cranston (All the Way)

2 comentários em “Os vencedores do Screen Actors Guild Awards 2017

  1. O SAG Awards seria uma premiação um tanto monótona, se não fosse a vitória de Denzel Washington em Melhor Ator. Confesso que não acredito que isso significa uma virada de favoritismo ao Oscar de Melhor Ator, uma vez que Casey Affleck deve vencer o Oscar dessa categoria, mas mostra que Affleck não é querido entre os colegas – talvez, as acusações que ele sofre tenham um fundo de verdade.

    Se “Moonlight: Sob a Luz do Luar” tivesse vencido em Melhor Elenco, talvez, teríamos também uma boa disputa pelo Oscar de Melhor Filme, mas “La La Land: Cantando Estações” agradece a vitória de “Estrelas Além do Tempo” nesta categoria.

    • Kamila, também acho que o favoritismo segue com o Casey Affleck, mesmo sabendo que é muito fácil um ator, ao contrário das atrizes, ganhar um novo Oscar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: